Benefícios da massagem pós parto

O parto pode ser uma experiência traumática para muitas mulheres, pois geralmente chega a durar algumas horas e cria um estado de preocupação constante em relação ao seu próprio bem estar e à saúde do bebê, o que acaba exigindo muito de seu estado físico e mental.

No pós-parto sentimos dores na lombar, na cervical, pulsos, e estresse hormonal. Sintomas que podem prejudicar o bom desempenho nos cuidados com o bebê. Diante destas condições, nada mais agradável que uma massagem.

A massagem é recomendada após diversas cirurgias, inclusive no pós-parto. Ela auxilia na eliminação de líquidos, edemas e toxinas, favorecendo a sensação de relaxamento e bem estar da mulher que acabou de dar a luz.

O massoterapeuta, profissional capacitado na prática de massagem terapêutica, deverá ainda, utilizar óleos perfumados que hidratam a pele e devolvem o brilho e a maciez necessária para a mulher se sentir mais bonita e confiante.

A massagem estimula a produção de leite

Outro benefício da massagem no pós-parto é o aumento nos níveis de prolactina no corpo, um hormônio que estimula as glândulas mamárias a aumentar a produção de leite materno. Um fator essencial que favorece o vínculo entre a mãe e o bebê. A amamentação pode ser um desafio nesta primeira fase, então, nada mais satisfatório que não sofrer com a baixa produção de leite.

Drenagem linfática para desinchar rápido e diminuir medidas

Durante a gravidez, o corpo absorve uma maior quantidade de sódio, que como consequência gera inchaço ou retenção de líquidos, o que causa grandes transtornos para algumas mulheres.

Para agravar ainda mais o estado da retenção, algumas parturientes ainda recebem uma certa dose de soro na veia e, apesar do soro ser eliminado em alguns dias, o aumento no peso é visível e pode gerar desconforto.

Segundo o massoterapeuta Rafael Lobo, hoje sócio da empresa Conceito Zen, especializada em atendimentos de massagem rápida em empresas paulistas, relata que a drenagem linfática colabora muito no combate do problema da retenção de líquidos no corpo, pois ativa a circulação sanguínea e estimula os gânglios linfáticos a liberarem toxinas que nosso organismo acumula.

O massoterapeuta conclui que, em pouco tempo, o excesso de líquidos e toxinas passam a ser dispensados após a sessão de drenagem. Porém, o profissional explica que o efeito de diminuição de medidas não tem nada a ver com perda de gordura corporal e sim com perda de líquidos e resíduos metabólicos.

Opinião do especialista

Por mais que a drenagem possua diversos benefícios para mulheres que já realizaram o parto, algumas dicas são fundamentais para não colocar sua saúde em risco.

Para agendar sua sessão de drenagem, dê sempre preferencia para locais que possuem massoterapeutas com formação técnica e que tenham experiência com atendimentos de drenagem linfática, além de terem o aval do seu médico para a realização da prática.

Rafael Lobo também ressalta que a drenagem é uma técnica que atua superficialmente nos tecidos. Portanto, a drenagem linfática não deixa qualquer tipo de hematoma nem provoca dores durante a sessão e até por ser superficial, não produz o emagrecimento. Para isso, é necessário aliar a drenagem linfática a outras práticas saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação.

Fonte: http://emagreceraposgravidez.com.br/beneficios-massagem-pos-parto/